quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Um Óscar para o pior dos actores secundários

Ainda com o rescaldo da cerimónia dos Óscares da Academia de Hollywood presente em muitos órgãos de comunicação social, é caso para dizer que na agenda política portuguesa destes dias também podíamos atribuir um Óscar. Destinatário: o secretário de Estado Valter Lemos, candidato à frase bombástica do ano: "A FENPROF parece ter enveredado pelo sindicalismo cautelar" (declarações à Lusa 26/02/2008).
Recordando lides autárquicas do passado, o político da 5 de Outubro puxou pela cabeça e prometeu a si próprio que iria fazer furor. Passou a noite em branco (depois dos Prós e Contras) na busca de uma frase esmagadora contra a organização mais representativa dos professores portugueses. Já de madrugada, fez-se luz: "Vou arrasar!..."

Confuso, Valter Lemos nem se lembrou que acusar daquela maneira uma organização sindical que luta também na frente jurídica só lhe dá prestígio, uma vez que num Estado de Direito, em democracia e no respeito pela legalidade democrática, o recurso aos tribunais é uma afirmação de cidadania e de responsabilidade.
Mas não havia tempo para mais reflexões. Desejoso de mostrar serviço, Valter Lemos, em bicos de pés, não hesitou e perante o jornalista da Lusa disparou: "A FENPROF parece ter enveredado pelo sindicalismo cautelar!..."
Por momentos, foi às nuvens. "Só um grande estadista teria esta imaginação!... Como é que um homem como eu ainda não chegou a ministro? Ou a presidente do conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos?... Sócrates anda a dormir..." (pensou para com os seus botões).
Descendo agora ao mundo real e como a Academia não atribui óscares a frases bombásticas, Lemos terá de se contentar com uma estatueta para o pior dos actores secundários... / JPO"
Tirado do site da fenprof

Sem comentários: