sábado, maio 31, 2008

OBJECTIVOS DO MOVIMENTO UNIFICADO DOS PROFESSORES PORTUGUESES

Gostaria, antes de tudo, de saudar os professores portugueses que deram mostras de grande autonomia intelectual e grande capacidade organizativa aos iniciarem a sua organização nacional independente dos sindicatos. Acredito estarmos num momento crucial para a vida de Portugal e para o seu desenvolvimento como país Europeu, com uma cultura democrática Europeia, dotado de movimentos de cidadania avançados.

Num país tradicionalmente dominado por famílias e feudos, este dado, absolutamente comum nos EUA, no Reino Unido e no norte da Europa, não deixa de ser relevante. Portugal é um país periférico sem tradição de uma democracia participada, onde os governos dispõem a seu bel-prazer dos lugares de administração nas empresas participadas pelo Estado, quando o preenchimento desses lugares deveria ser feito por concursos internacionais encabeçados por júris internacionais. Tal como aconteceu para a formação da Orquestra Nacional do Porto que é a melhor orquestra portuguesa...

É certo que os professores constituem uma élite cultural, dentro do pobre e residual panorama cultural português. Mas também é certo que os professores contactam diariamente com a realidade das pessoas, a realidade das famílias e a multiplicidade das realidades que constituem o multiforme jogo das relações sócio-afectivas dos portugueses.

Os professores, que são em termos genéricos dos profissionais portugueses mais dedicados e menos permeáveis à corrupção, deverão assumir o seu papel de motor da transformação de um país semi-feudal, um país de famílias, num país amplamente europeu que honre os seus habitantes e que não seja motivo de vergonha para quem nasce no seu território. Porque, à partida, a nacionalidade não se pode escolher, Portugal deverá sentir-se obrigado de honrar aqueles que são portugueses, devendo transformar esse objectivo num desígnio nacional. Não são nem as auto-estradas, nem as pontes, nem as selecções de futebol, que fazem um país. São as pessoas. E como sem pessoas um país deixa de ter rezões para existir como país, os professores irão mostrar que sabem o que querem e sabem o que o país necessita.

O objectivo da união dos movimentos de professores é o engrandecimento de Portugal, que passa por um ensino de grande qualidade e exigência. Para isso, os professores saber-se-ão fazer respeitar e saberão dizer quais os objectivos estratégicos que as políticas de educação terão de visar em Portugal. Será isto que irá acontecer durante o próximo ano lectivo.

Quero prestar homenagem aos professores e escolas que, com coragem e determinação, têm dito "Não" à política imbecil e cretina do actual Ministério da Educação, que personifica para a educação a estupidificação generalizada a que o actual governo da República parece querer votar Portugal. Os professores não vão de todo permitir que isso aconteça.

Tenho dito.
http://mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com
/2008/05/objectivos-estratgicos-do-movimento.html

Sem comentários: