domingo, setembro 28, 2008

Recebi a informação que abaixo vos transmito e interrogo-me:

Para que queremos nós saudações hipócritas, feitas por gente que nos maltrata e vazias de conteúdo?
Que professor com dignidade, quer ser saudado por um grupo parlamentar que apoia um governo que nos impôs contratos individuais de trabalho?
Que, ignorando a vontade de 100 mil professores, decretou uma pretensa "avaliação" que mais não visa que a funcionalização e a standardização dos professores?
Que, administrativamente, fracturou a carreira docente, instituindo professores de primeira e de segunda?
Que acabou com o sistema democrático vigente na Escola, instituindo Director que todos nomeia ao sabor da circunstância e dos apetites partidários e ideológicos?
Que encerrou milhares de escolas enclausurando, nos chamados "Centros Educativos", milhares de crianças?
Que aumenta a carga horária dos professores e reduz, "congelando carreiras", o seu salário, remetendo-os à indigência e retirando-lhes deste modo, capacidade de Ser Livre.
Pedir uma saudação a gente que assim faz é, para além, de um ultraje aos professores, abrir portas a que o cinismo do governo que assim governou, impere e se perpetue.
Quem faz um pedido destes a um grupo parlamentar que apoia o governo que fez o pior ataque à Escola Pública Democrática, estruturando-a num modelo empresarial, é, no mínimo, uma traição. Traição outra adicionada a que nos fez em Abril deste ano.
Vivam as "saudações", manobras politiqueiras, que a precariedade, a indigência e a funcionalização dos professores continuará, até onde a "Maioria", que é bem maior do que se possa supor, quiser.

Anabela Almeida
Professora



DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES

FENPROF apela aos Deputados
para que aprovem "saudação aos Professores"

Num momento em que se assinala o Dia Mundial dos Professores, a FENPROF escreveu a todos os Grupos Parlamentares e apelou à aprovação de uma "Saudação aos Professores e Educadores Portugueses".

Na carta que enviou, a FENPROF recordou todos os ataques que, ao longo da actual Legislatura foram desferidos contra os professores e educadores portugueses…

Alvo de uma forte campanha de desvalorização social, profissional e material, a FENPROF lembrou que, contra os Professores, foram desferidos ataques injustos que constituíram verdadeiros atentados contra a sua própria profissionalidade, ao procurarem esmagar a natureza reflexiva da profissão e funcionarizar o exercício profissional da docência.

Recordou-se, ainda, que empenhados em dignificar e valorizar a profissão, os Professores nunca deixaram de lutar e, dando expressão à sua profunda indignação, promoveram a maior manifestação que alguma vez uma classe profissional realizou em Portugal. Ao mesmo tempo, como se lhes exigia, mantiveram, na escola, uma atitude profissional irrepreensível, o que valeu que fossem socialmente reconhecidos, se assumissem como uma das classes profissionais mais respeitadas no nosso país e merecessem a confiança dos portugueses, de acordo com estudos de opinião que têm sido divulgados.

Em nome dos Professores e Educadores Portugueses, o Secretariado Nacional da FENPROF apelou aos/às Deputados/as para que, a propósito do Dia Mundial dos Professores, apresentassem e aprovassem, na Assembleia da República, uma Saudação aos Professores e Educadores que tanto têm dado ao país e, nele, à causa da Educação.

Com o objectivo de assinalar o Dia Mundial dos Professores, a FENPROF promoverá um conjunto de iniciativas de que, oportunamente, dará nota à comunicação social. Tais iniciativas desenvolver-se-ão entre os dias 1 e 8 de Outubro.

O Secretariado Nacional
carta enviada aos deputados

Estas palhaçadas ainda convencem alguém?

Sem comentários: