quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Cascais: ministra promete alargar "sonho" de escola do 1º ciclo "excepcional" a todo o país

A ministra da Educação inaugurou hoje uma escola primária “excepcional” em Cascais, com quadros interactivos, elevadores para casos de mobilidade reduzida e equipamento de recreio inédito. Maria de Lurdes Rodrigues prometeu que “o sonho vai-se concretizar por todo o país”.
A escola EB1 e Jardim-de-Infância Nº 2 de Areias, em São João do Estoril, entrou em funcionamento na semana passada, cerca de um ano depois de a comunidade escolar ter abandonado as antigas instalações, que não dispunham da valência de jardim-de-infância, e de ter ocupado contentores enquanto esperava pela reconstrução.

A nova escola, com cerca de cem alunos, resulta de um investimento municipal de 810 mil euros e de um apoio de mais de 248 mil euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (no âmbito da requalificação da rede escolar do primeiro ciclo e da educação pré-escolar), dispondo de quadros interactivos, biblioteca, salas para terapias e apoio a crianças com deficiência auditiva, dois elevadores para casos de mobilidade reduzida, um campo de jogos com equipamento desportivo certificado e um recreio com equipamento infantil "SmartUs", inédito em Portugal, que estimula as capacidades motoras, sociais e cognitivas dos mais novos através de jogos interactivos.

Apesar de a escolha deste tipo de equipamento lúdico-didáctico ser da responsabilidade das autarquias, Maria de Lurdes Rodrigues garantiu que a requalificação das infra-estruturas do primeiro ciclo vai motivar a construção de escolas "mais modernas" em todo o território.

"É um sonho que se vai concretizar um pouco por todo o país. Aqui temos uma escola absolutamente excepcional, mas teremos mais escolas novas, não apenas um espaço físico novo, mas a nível da organização funcional, com a educação física ou o inglês. É uma resposta tardia, mas que vem a tempo de resolver os problemas destas crianças", referiu a ministra.

"Esta é uma gota de água, mas representa muito, até porque abre perspectivas de responsabilidade na área da educação para os municípios", afirmou Maria de Lurdes Rodrigues.

Na cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara de Cascais, António Capucho (PSD), disse ter a "perfeita consciência de que não é possível abranger para já todas as escolas do concelho", mas assegurou que a área da educação é uma "prioridade absoluta" para o município.

Sem comentários: