domingo, maio 30, 2010

Itália - Festival Social das Culturas Antifascistas 2010

Acontece em Bolonha, de 28 de maio a 6 de junho, mais uma edição do Festival Social das Culturas Antifascistas. O evento vai discutir o assunto fascismo em mesas redondas, oficinas, espetáculos, exposições, mostra de vídeos e muito mais.]

Comunicado:

Antifascismo. Soa antigo este termo? Inadequado hoje em dia? Superado? Obsoleto?

Então... O que há por trás dos atuais campos de concentração para imigrantes, as deportações, a opressão e as torturas onde milhares de pessoas estão submetidas pelos Estados? O racismo segue presente, disfarçado pelos governos, sob o lema da segurança nacional. O que há por trás das tentativas do governo italiano em converter o pessoal dos serviços sanitários em agentes da OVRA (a polícia secreta de Mussolini)? O que há por trás da alienação da classe trabalhadora? Uma alienação fomentada intencionalmente para desencadear uma guerra entre pessoas desesperadas?

O que há por trás da contínua mitificação da história? Na República de Saló, por exemplo, as ruas levam nomes de fascistas italianos, o poder vulnera até as mais básicas das normas democráticas e redime os fascistas. E o que há por trás das vãs tentativas para mudar a Constituição? A justiça está amordaçada à serviço dos que ostentam o poder, que são os mesmos que atacam a educação pública, a investigação e a liberdade de informação; os que desejam impor, a qualquer preço, um modelo de estado fascista e totalitário.

O que há por trás dos incêndios aos acampamentos ciganos, as mortes nas prisões, as saudações fascistas nos espaços públicos, a cumplicidade política entre os neofascistas e os governos, o crescente número de agressões e ameaças até a quem não está de acordo com os ideais neofascistas?

Acaso não tem visto em 2010 os neofascistas atuando sem impedimentos nas ruas e universidades sob as vistas indiferentes dos corpos de segurança do estado? Acaso não tem visto os neofascistas agredindo com bastões, porretes e canivetes estudantes de esquerda? E acaso não tem visto como os governantes diminuíam a importância destes fatos e defendiam os agressores?

O fascismo é, antes de tudo, uma "cultura", uma maneira de ser, de se comportar. O fascismo é o desejo de dominar as pessoas, a natureza e o território. O fascismo é arrogância, a negação de todos os direitos, a repressão dos que não pensam da mesma maneira, o desprezo ao diferente. O fascismo de ontem, contra o que muitos acreditam, segue vivo, isso sim, transformado. Mudou suas formas e representantes, mas segue praticando o mesmo trabalho sujo de sempre. Frente a esta situação, só podemos dizer: a luta contra o fascismo continua, a resistência antifascista não desistiu, não desiste e não desistirá.

Sob esta luta, queremos apresentar o projeto do Festival Social das Culturas Antifascistas. Um projeto que nasce de uma base comum, um projeto aberto e participativo, que surge com o objetivo de criar uma rede de relações para construir alternativas.

Com a intenção de fomentar a participação da organização do Festival e o desenvolvimento do programa de atividades, criamos vários grupos de trabalho sobre os temas que se debaterão no Festival. Todos os grupos de trabalho são abertos, assim para colaborar e propor idéias e conteúdos, pode nos escrever nos seguintes endereços:

• Meio ambiente e território, sustentabilidade: ambiente@fest-antifa.net
• Proibições, Autoritarismo, Psiquiatria: antipro@fest-antifa.net

• Direito a casa, trabalho, precariedade e crise econômica: casa@fest-antifa.net

• Comunicação, intercâmbio de informação e liberdade de expressão: comunicazione@fest-antifa.net

• Temas LGTB, sexismo, homofobia, patriarcalismo: glbtiq@fest-antifa.net

• História e memória: memoria@fest-antifa.net

• Imigração e racismo: migranti@fest-antifa.net

• Movimentos neofascistas e as novas direitas: nuovedestre@fest-antifa.net

• Educação: scuola@fest-antifa.net

O festival organizará mesas redondas, seminários, conversas, apresentações de livros, HQs e vídeos, performances, espetáculos teatrais, exposições fotográficas e fica aberto a qualquer atividade que se proponha.

Como no ano passado, o Festival é completamente autogestionado e autofinanciado, e todos as atividades são totalmente gratuitas, mas agradeceríamos a todos os participantes e assistentes que contribuíssem com os gastos da organização.

"Esquecer significa perder a herança de uma batalha inacabada. Não esquecer nos obriga a entender, revelar, seguir lutando. Teus pais, avós e antepassados não estarão aqui para lutar contra o novo fascismo. É questão nossa fazer-lhe frente."

Enio Sardelli “Partigiano Foco” [Foco Freedom Fighter]

Mais infos: http://fest-antifa.net

Contato: info@fest-antifa.net

agência de notícias anarquistas-ana

Sem comentários: