sábado, maio 29, 2010

Por uma mobilização europeia contra a ditadura dos credores

Desde há meses há manifestações na Grécia em oposição ao plano de austeridade que o governo, os dirigentes europeus e o Fundo Monetário Internacional decidiram impor ao povo grego. Hoje, a direcção do país já não pertence aos seus eleitos pois está sob a tutela do FMI e de instituições europeias que escapam a todo controle democrático.

Já houve várias greves gerais em resposta ao apelo do conjunto dos sindicatos e dos partidos políticos de esquerda desde o princípio do ano de 2010. Esta luta reflecte aquelas dos povos da Europa oriental (Roménia, Hungria, Letónia), a dos outros países dos Balcãs (Bósnia), da Irlanda e recentemente da Islândia, confrontados com planos de austeridade semelhantes.

Os povos de todos os países da Europa foram, são ou serão afectados por estes ataques que pretendem fazer com que os assalariados, reformados e desempregados paguem os efeitos de uma crise pela qual em nada são responsáveis. Com efeito, são os "mercados financeiros" (bancos, seguros, fundos de pensão, ...) que, pelas suas práticas especulativas ao serviço dos accionistas e dos rentistas, são responsáveis por esta crise financeira que toma como alvo a dívida pública dos países.

Sem comentários: