quarta-feira, junho 30, 2010

Notícias libertárias da Europa

[Alemanha]

“Criar Utopia!”

Sob o lema "Criar Utopia!” cerca de 500 pessoas participaram de uma manifestação em Berlim-Kreuzberg no dia 12 de junho, em defesa das casas ocupadas e pela criação de novos espaços sociais. Um grande contingente das forças de segurança acompanhou o ato.

Ao término da passeata os manifestantes tentaram ocupar uma casa parcialmente vazia, mas foram impedidos pela polícia com violência, que reagiu com spray de pimenta contra os ativistas. Depois de momentos de tensão e choques, os manifestantes conseguiram entrar no prédio e ocupá-lo. Mas após um curto período de tempo, as instalações foram evacuadas pela polícia novamente.

Galeria de imagens:

› http://www.umbruch-bildarchiv.de/bildarchiv/foto2/120610createutopia/index.htm

[Espanha]

“Jornadas Européias de Okupação”

“A okupação é só uma trincheira, nesta guerra social fazemos de nossos espaços uma verdadeira ameaça”. Esta foi uma das tantas frases estampadas nas faixas que adornavam uma manifestação em defesa dos projetos e casas okupadas, realizada em Barcelona, no dia 19 de junho, dentro das “Jornadas Européias de Okupação”. Durante o cortejo, além dos slogans gritados, os manifestantes colaram cartazes, adesivos, e, sobretudo, fizeram pichações contra o capitalismo, a crise, e a favor da okupação. Mais de 300 pessoas participaram do protesto.

As “Jornadas Européias de Okupação” aconteceu de 17 a 20 de junho, no Centro Social Okupado La Forsa, com diversas discussões, reflexões e debates sobre okupação como uma ferramenta de luta, a transversalidade e diversidade deste movimento na Europa do capital, o endurecimento das leis, especulações nos bairros e outras questões.

Mais infos:

› http://jornadasokupacin.blogspot.com/

[França]

Ação antifascista em Bordeaux

Em 16 de junho cerca de 80 antifascistas se reuniram no centro de Bordeaux para boicotar a conferência organizada pelo pequeno grupo de extrema-direita “Égalité&Reconciliation”. Sob o inocente título de "Sair da ecologia de mercado: pensar o decrescimento econômico” a extrema-direita procurou ser visível na cidade.

Protegidos por volta de 40 policiais antidistúrbios e vários secretas, os cerca de 20 "identidários" celebraram a sua conferência entre os gritos e vaias dos 80 antifascistas que participaram da concentração antifascista.

No ano passado, na mesma data, os fascistas de “Égalité&Reconciliation” organizaram outra conferência que pode acontecer após a repressão policial contra os numerosos antifascistas que protestavam em frente do Ateneu Municipal.

Nesta de 16 de junho passado, os racistas de “Égalité&Reconciliation” convidaram Alain de Benoist, pseudo-filósofo nazista com bons amigos entre os antigos membros das SS, e considerado um dos ideólogos da nova direita “alternacionalista", que recupera valores próprios da esquerda (anticapitalismo) para tentar integrá-los em um discurso nacionalista, racista e xenófobo.

Esta é a segunda mobilização antifascista em um curto espaço de tempo em Bordeaux, após o bloqueio realizado em 29 de maio contra a "Marcha pela Vida" dos ultracatólicos, que não puderam entrar no centro da cidade.

Vídeo:

› http://www.youtube.com/watch?v=EisuuSU_6tk&feature=player_embedded

[Reino Unido]

Fim às experiências com animais

Neste sábado, 19 de junho, aproximadamente 80 ativistas marcharam pelas ruas da cidade de Sheffield protestando pelo fim da experimentação com animais na Universidade de Sheffield. Na frente desta instituição os ativistas realizaram um comício contra a vivissecção em seus laboratórios.

Galeria de imagens e vídeo:

http://saeis.wordpress.com/2010/06/20/photos-from-yesterdays-march/#more-196

agência de notícias anarquistas-ana



Sem comentários: