terça-feira, dezembro 28, 2010

WikiLeaks: maior associação europeia de hackers critica papel de Julian Assange

A maior associação europeia de hackers congratulou-se hoje com a divulgação de telegramas diplomáticos norte-americanos pelo site WikiLeaks, mas criticou o papel do fundador do portal e dos cinco jornais que tiveram acesso à totalidade dos documentos.

"Apesar de não termos uma posição conjunta, todos estamos de acordo de que fomentar a transparência do trabalho dos governos é positivo", afirmou o porta-voz do Chaos Computer Club (CCC) à agência noticiosa EFE.

Andreas Bogk explicou, no entanto, que os milhares de piratas informáticos atualmente reunidos num congresso em Berlim mostram-se céticos quanto ao "culto da personalidade" que se gerou em torno do fundador do Wikileaks, Julian Assange, que consideram tem diminuído o impacto da informação revelada.

O Chaos Computer Club critica igualmente os cinco jornais internacionais que receberam em exclusivo a totalidade do correio diplomático norte-americano obtido pelo Wikileaks (The Guardian, El País, New York Times, Le Monde e Der Spiegel), considerando que estes não têm explorado ao máximo a potencialidade dessas informações.

P.S. O culto da personalidade não deve ser admitido em nenhuma circunstância e é sempre... contraproducente!

Sem comentários: