sexta-feira, maio 31, 2013

Milhares protestam em frente ao BCE, em Frankfurt





Milhares de manifestantes da coligação "Blockupy" concentraram-se esta manhã em frente à sede do Banco Central Europeu (BCE) em Frankfurt, Alemanha, para protestar contra a austeridade. Embora sem registo de detenções ou feridos, segundo a agência EFE, o início da manifestação ficou marcado por alguns confrontos com a polícia.
Os ativistas pretendiam bloquear o acesso às instalações do BCE, objetivo que um porta-voz do banco disse não ter sido conseguido já que a rotina de trabalho diária foi mantida.
Por sua vez, em comunicado, a coligação assegura ter tido sucesso na interrupção do funcionamento normal dan instituição e considera ter alcançado "com sucesso" o seu primeiro propósito.
Ao longo do dia, outras ações de protesto estão previstas em Frankfurt, todas contra o poder dos bancos e dos mercados financeiros. A organização espera conseguir mobilizar até cerca de 25 mil pessoas nestas manifestações, que se prolongarão até domingo.
Para amanhã, também em Frankfurt, a coligação Blockupy (que engloba várias organizações, sindicalistas, redes antirracistas, estudantes, ambientalistas e partidos) convocou uma manifestação, como parte da jornada europeia de mobilização contra a troika e a austeridade.
O protesto acontecerá em mais de 100 localidades em 12 países da Europa, Portugal incluído.