domingo, dezembro 08, 2013

Pensamentos de Nelson Mandela comentados


10 milhões de sul africanos, vinte por cento da população são analfabetos.O ANC está no poder há 19 anos - desde 1994 - sempre com maioria absoluta e o seu líder carismático Nelson Mandela foi o primeiro presidente de 1994 a 1999. O que é que fizeram em termos de educação do povo sul africano?


O ANC está no poder há 19 anos - desde 1994 - sempre com maioria absoluta e o seu líder carismático Nelson Mandela foi o primeiro presidente de 1994 a 1999. O que é que fizeram para irradicar a pobreza do país? Cerca de um quarto da população está desempregada e vive com menos de 1,25 dólar por dia.


 Quase 20 anos depois do fim do apartheid, a burguesia branca detêm grandes privilégios e riquezas enquanto a imensa maioria do povo negro segue vivendo na pobreza e na miséria. Mas agora essa burguesia branca tem como sócia a burguesia negra que se formou nas últimas duas décadas. Essa desigualdade explosiva é a base de um grande crescimento da violência social: com 50 mil assassinatos por ano. Onde é que está o ideal de que Mandela fala?



Ao assumir o controle do regime e dos governos pós-apartheid, em 1994, Mandela e o CNA, mudaram o seu carácter. Até este momento eram a expressão da luta do povo sul africano contra o apartheid. A partir dali, transformaram-se nos administradores do estado burguês sul africano. A partir dessa opção, fizeram uma nova aliança com os antigos inimigos africâneres. Por essa aliança, em troca dos serviços prestados, os principais quadros e dirigentes do ANC transformaram-se numa burguesia negra, sócia menor da branca, que lucra com os negócios do Estado. É este o sacrifício que Mandela fala?


É evidente a realidade sul africana. Um regime e um governo de uma organização “negra”, mas que defende os interesses da burguesia nacional – branca e negra. É esta a liberdade só para alguns quando a maioria socialmente falando está em posição idêntica à dos tempos do  apartheid.