segunda-feira, dezembro 29, 2014

A grande trégua humana nunca aconteceu na Primeira Guerra Mundial

Na véspera de Natal, em 1914, no meio de uma guerra mundial, algo de incrível aconteceu.
 Na madrugada do dia de Natal, alguns soldados alemães surgiram das suas trincheiras e aproximaram-se das linhas aliadas pela terra de ninguém gritando "Feliz Natal" em Inglês e Francês.


No início, os aliados temeram que se tratasse duma armadilha, mas vendo que os alemães estavam desarmados, deixaram as suas próprias trincheiras e apertaram a mão do inimigo contra o qual tinham lutado durante meses.


Em pouco tempo, mais de 100.000 alemães e britânicos tinham deixado as trincheiras. Presentes, incluindo capacetes, foram trocados entre ambos os lados.


Houve até mesmo alguns jogos de futebol. Ao mesmo tempo, os soldados de ambos os lados ajudaram a enterrar os mortos dos dias anteriores de guerra.


Infelizmente, esta foi a primeira e última vez que tal acto teve lugar durante a Grande Guerra. Depois de passar a surpresa sobre a trégua, os oficiais de ambos os lados ameaçavam os soldados com uma acção disciplinar se parassem de lutar.


Embora temporária, a Trégua de Natal provou que nem mesmo uma das guerras mais mortais na história do mundo pode esmagar o espírito humano ou roubar as pessoas da sua humanidade.