segunda-feira, dezembro 08, 2014

O comentário da semana

«As chamadas Redes Sociais, criadas com a finalidade de sociabilizar (vulgo engatar gajas), há muito que perderam a inocência, o propósito do convívio, da proximidade, até mesmo da amizade.
São campo de caça de predadores sexuais, de fanáticos ideológicos, de inescrupulosos manipuladores de consciências, até de criminosos e assassinos.
À consciência de multidão basta uma pequena faísca para uma simples rixa convulsionar num motim cuja escalada se torna imprevisível. O verniz que prende a irracionalidade estala ao primeiro eflúvio do sangue derramado e a partir daí é a consciência de manada que agrega todos em um, com perda total dos sentidos da percepção excepto o da sobrevivência da espécie, o do animal cruel que nunca deixámos de ser.
Não pode haver leviana presunção de que às ex-inocentes redes sociais não deve ser dado grande crédito. Muito pelo contrário. Movem, seduzem, reduzem, angariam, armam milhões. Mobilizam mais adeptos para uma qualquer função, que 10 partidos políticos em campanha eleitoral conseguem juntos levar a votos.
Estamos à beira da pré-calíptica era Mad Max, que sucederá à dos Hunger Games, mais próxima no tempo do que se crê. 
Lamento a perda daquela família cujo ente querido saiu para "ir à Bola". Podia ter sido a minha.
Lamento ainda mais a vida que se perdeu. Para ele tudo acabou num fim que não significará nada.»


DAQUI