quinta-feira, julho 02, 2015

As 6 razões de Varoufakis para votar ‘Não’ no domingo

O ministro das Finanças grego publicou no seu blogue as 6 razões que o levam a apelar ao voto ‘Não’ no referendo à proposta dos credores. E diz que os sinais dados por Bruxelas nos últimos dias, ao admitir a restruturação da dívida, “mostram que a Europa oficial também votaria ’NÃO’ à sua própria oferta ‘final’”.

1. As negociações bloquearam por os credores da Grécia (a) recusaram reduzir a nossa dívida pública impagável e (b) insistiram que devia ser reembolsada de forma “paramétrica” pelos mais fracos da nossa sociedade, os seus filhos e netos.
2. O FMI, o governo dos Estados Unidos, muitos outros governos por todo o mundo, e a maioria dos economistas independentes acredita – tal como nós – que a dívida deve ser restruturada.
3. O Eurogrupo já tinha (Novembro 2012) admitido que a dívida teria de ser restruturada, mas recusa-se a comprometer-se com a restruturação da dívida.
4. Desde o anúncio do referendo, a Europa oficial deu sinais de que estão prontos a discutir a restruturação da dívida. Esses sinais mostram que a Europa oficial também votaria ’NÃO’ à sua própria oferta “final”.
5. A Grécia vai ficar no euro. Os depósitos nos bancos gregos estão seguros. Os credores escolheram a estratégia da chantagem, apoiando-se no encerramento dos bancos. O impasse atual deve-se a essa escolha dos credores e não pelo governo grego ter interrompido as negociações nem por quaisquer ideias da Grécia sobre o Grexit e a desvalorização. O lugar da Grécia na zona euro e na União Europeia não é negociável.
6. O futuro exige-nos uma Grécia orgulhosa dentro da zona euro e no coração da Europa. Esse futuro exige que os gregos digam um rotundo NÃO no domingo, que fiquemos na zona euro e que, com o poder que nos for investido por esse NÃO, renegociemos a dívida pública da Grécia bem como a distribuição dos sacrifícios entre ricos e pobres.
DAQUI 

Sem comentários: